domingo, 1 de junho de 2008

Aspectos históricos.

FLORIANÓPOLIS. -

Aspectos históricos. -

A presença humana na região vem de tempos remotos, aproximadamente 4.500 anos. A ilha é rica em sítios arqueológicos e inscrições rupestres. Quando os primeiros navegadores europeus aqui chegaram, a ilha era habitada pelos hospitaleiros índios Carijós, que chamavam a ilha de Meiembipe, que significa grande lago cercado por colinas. A ilha tem uma imensa lagoa cercada por morros verdejantes.

O bandeirante Francisco Dias Velho iniciou o processo de colonização em 1673. Os índios Carijós foram dizimados, preferiram a morte a uma vida de escravidão. O pioneiro também teve um fim trágico. Ele foi morto, após ver suas filhas e sua esposa serem estupradas por piratas holandeses.

Depois do fatídico incidente a ilha ficou durante alguns anos com poucos habitantes. Em meados do século XVIIII, aproximadamente 6000 imigrantes açorianos para cá vieram. Inicialmente a principal atividade econômica foi o cultivo da mandioca para a fabricação de farinha, posteriormente, a maior fonte de renda se tornou a caça às baleias para a extração do óleo. Com a proibição da caça, hoje podemos observar, principalmente no inverno, a presença das baleias francas, que aqui vêm com o objetivo de se reproduzirem.

A cidade inicialmente se chamava Nossa Senhora do Desterro. Após o marechal Floriano Peixoto fuzilar na ilha centenas de adversários políticos, ela passou a chamar-se Florianópolis, como forma do militar impor sua força através da violência.

Nas últimas décadas, o município tem tido um enorme crescimento populacional, o que transformou áreas rurais em urbanas. Apesar de ser o município com a maior área de mata atlântica do país, ele enfrenta grandes problemas ambientais que precisam ser solucionados rapidamente, para não comprometer todo o ecossistema. Alguns esforços louváveis foram feitos como a despoluição da lagoa da Conceição e do mangue de Ponta das Canas e Cachoeira do Bom Jesus, entretanto belíssimas praias, existentes na área central estão poluídas, prejudicando o meio ambiente, a economia, o lazer e o turismo desta região. A biodiversidade ainda existente nesta área está seriamente ameaçada.

Nenhum comentário: