domingo, 1 de junho de 2008

Aspectos geográficos

A ilha de Santa Catarina é alongada no sentido norte sul, medindo aproximadamente 54 quilômetros. No sentido leste oeste, área norte, mede mais ou menos 18 quilômetros, no mesmo sentido, na área sul, mede cerca de 3 quilômetros. A sua área total é de 411 km..

Ela é uma ilha sinuosa, circundada por dezenas de ilhas (das Vinhas., dos Ratones, das Aranhas, do Mata-fome, Deserta, Anhatomirim, do Arvoredo, Badejo, Xavier, Campeche, Irmã do Meio, Irmã de Fora, Irmã Menor, Moleques do Norte, Moleques do Sul, do Francês, etc.), praias (Comprida, Cacupé, Santo Antônio Lisboa, Sambaqui, Pontal, Daniela, Forte, Jurerê, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha, Brava, Ingleses, Santinho, Moçambique, Barra da Lagoa, Galheta,

Mole, Gravatá, Joaquina, Campeche, Morro das Pedras, Armação, Matadeiro, Lagoinha do Leste, Pântano do Sul, Solidão, Naufragados, da Tapera, etc;) e vários morros (de Ponta das Canas, do Rapa, das Feiticeiras, dos Ingleses, das Aranhas, do Ribeirão, etc.).

A ponte mais antiga, a Hercílio Luz, está sendo reformada. Atualmente as que estão liberadas ao tráfego são a Ivo Campos e a Colombo Sales. Elas possuem aproximadamente 0l quilômetro de comprimento.

Os morros mais altos da ilha são o do Ribeirão da Ilha (541 metros) e Ratones (525 metros), localizados no sul e no norte da ilha respectivamente.

As praias com as maiores orlas marítimas são a praia de moçambique (l2 km) e

Joaquina (08 km), localizadas no leste da ilha.

As lagoas maiores são a da Conceição (220 km de espelho de água salgada) e a do Peri (l20 km de espelho de água potável).

As grandes áreas de dunas estão localizadas atrás das praias de Moçambique e da Joaquina.

Os maiores rios são o Ratones (08 km de extensão) e o Ribeirão da Ilha (05 km de extensão).

Os bairros localizados na área continental são Coqueiros, Itaguaçu, Bom Abrigo, Abrão, Capoeiras, Coloninha, Monte Cristo, Canto, Estreito, Balneário, Jardim Atlântico. Muitos destes bairros possuem belas praias (Palmeiras, da Saudade, do Meio, Itaguaçu,Bom Abrigo, Abraão, etc,), mas infelizmente a maioria delas estão poluídas. Estes santuários precisam ser despoluídos e preservados. É preciso que haja uma mobilização popular, para que se consiga recursos nacionais e internacionais para este

fim.

Na região insular se localiza o centro e os bairros José Mendes, Agronômica,

Trindade, Córrego Grande, Santa Mônica, Itacorubi, Pantanal, Saco dos Limões, Costeira do Pirajubaé, João Paulo, Cacupé, Monte Verde. Um pouco mais afastados do centro estão alguns distritos e subdistritos como Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Daniela, Jurerê Internacional, Jurerê Tradicional, Forte de São José da Ponta Grossa,

Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha, Brava, Ratones;

Vargem Pequena, Vargem Grande, Vargem do Bom Jesus, Ingleses, Santinho, São João

do Rio Vermelho, Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Canto da Lagoa, Rio Tavares,

Campeche, Morro das Pedras, Armação, Pântano do Sul, Caieira , Ribeirão da Ilha, Tapera e Carianos.

Aspectos históricos.

FLORIANÓPOLIS. -

Aspectos históricos. -

A presença humana na região vem de tempos remotos, aproximadamente 4.500 anos. A ilha é rica em sítios arqueológicos e inscrições rupestres. Quando os primeiros navegadores europeus aqui chegaram, a ilha era habitada pelos hospitaleiros índios Carijós, que chamavam a ilha de Meiembipe, que significa grande lago cercado por colinas. A ilha tem uma imensa lagoa cercada por morros verdejantes.

O bandeirante Francisco Dias Velho iniciou o processo de colonização em 1673. Os índios Carijós foram dizimados, preferiram a morte a uma vida de escravidão. O pioneiro também teve um fim trágico. Ele foi morto, após ver suas filhas e sua esposa serem estupradas por piratas holandeses.

Depois do fatídico incidente a ilha ficou durante alguns anos com poucos habitantes. Em meados do século XVIIII, aproximadamente 6000 imigrantes açorianos para cá vieram. Inicialmente a principal atividade econômica foi o cultivo da mandioca para a fabricação de farinha, posteriormente, a maior fonte de renda se tornou a caça às baleias para a extração do óleo. Com a proibição da caça, hoje podemos observar, principalmente no inverno, a presença das baleias francas, que aqui vêm com o objetivo de se reproduzirem.

A cidade inicialmente se chamava Nossa Senhora do Desterro. Após o marechal Floriano Peixoto fuzilar na ilha centenas de adversários políticos, ela passou a chamar-se Florianópolis, como forma do militar impor sua força através da violência.

Nas últimas décadas, o município tem tido um enorme crescimento populacional, o que transformou áreas rurais em urbanas. Apesar de ser o município com a maior área de mata atlântica do país, ele enfrenta grandes problemas ambientais que precisam ser solucionados rapidamente, para não comprometer todo o ecossistema. Alguns esforços louváveis foram feitos como a despoluição da lagoa da Conceição e do mangue de Ponta das Canas e Cachoeira do Bom Jesus, entretanto belíssimas praias, existentes na área central estão poluídas, prejudicando o meio ambiente, a economia, o lazer e o turismo desta região. A biodiversidade ainda existente nesta área está seriamente ameaçada.

Florianópolis - Sudoeste da Ilha

Florianópolis -Sudeste da Ilha

Florianópolis - Noroeste da Ilha










Florianópolis - Nordeste da Ilha

Florianópolis - Área Continental











Florianópolis - área central e bairros circunvizinhos